Dicas para evitar a constipação
Se você sabe que tem uma tendência a ficar constipada(o), o que se segue pode ajudá-la(o):
– Ao sentir vontade de evacuar, não resista ou adie sua ida ao banheiro. Suprimindo esses sinais, ele pode levar algumas horas para retornar.
– Se possível, estabeleça uma rotina regular pela manhã.
– Tome café da manhã. Normalmente esta é a melhor maneira de ter sucesso em estimular um movimento intestinal de evacuação.
– Coma diariamente alimentos ricos em fibras, como farelos, cereais, pão integral, frutas frescas e vegetais. As fibras amolecem as fezes pois absorvem a água como uma esponja, tornando as fezes mais volumosas e maleáveis, de fácil evacuação.
– Beba diariamente pelo menos 2 a 3 litros de água ou outros líquidos.
– Beba chá, café ou água quente, pois podem estimular o funcionamento do intestino.
– Exercite-se diariamente. O exercício físico ajuda o intestino a impulsionar as fezes.
– Lembre-se de que antiácidos (os com apenas alumínio ou cálcio) e comprimidos de ferro e cálcio podem comprometer o funcionamento do intestino. Se você tem tendência à constipação, não tome suplementos minerais ou vitamínicos sem consultar seu médico.
– Nas constipações ocasionais, você pode precisar um laxante leve ou medicamento para amolecer as fezes. Pergunte ao seu médico qual o mais indicado, caso necessite tomá-lo.
– Não use “laxantes estimulantes” ou enemas, sem a permissão de seu médico. Quando usados por curtos períodos podem ser benéficos, mas o seu uso prolongado piora a constipação (o intestino fica preguiçoso, deixando de funcionar sem o uso do laxante).
– O tratamento da constipação geralmente consiste em corrigir as causas da irregularidade intestinal. Se a causa da sua constipação for alguma doença ou medicamento, pergunte ao seu médico o que deve fazer.
DIETA:
- Aumentar ingesta de FIBRAS e outros alimentos:
– Farelo de trigo: 2 a 4 colheres de sopa ao dia (iniciar com uma colher e aumentar gradativamente), podendo misturar em iogurte, vitaminas, sucos, molhos, sopas, feijão, etc.
-Iogurte natural (sugiro activia) + fruta + granola ou outro cereal + 1 colher de mel ou adoçante ou açúcar mascavo;
-Vitamina com frutas, podendo usar leite de soja;
- Leite, coalhada e iogurte.
– Frutas: mamão, ameixa, banana prata, figo, pera, salada de frutas; uva com casca, manga, laranja com bagaço, mexerica, abacaxi, morango; kiwi.
- Sucos de frutas como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá (sem coar);
– Cereais: gérmen de trigo, centeio, aveia, granola, linhaça, chia, all bran, musli, etc.
- Banana + aveia + canela + mel;
- Salada de frutas com granola;
– Mistura de cereal: 1 xícara e meia (chá) de aveia triturada + 1 xícara de semente de linhaça trituradas + 1 xícara de castanha do Pará trituradas + 1 xícara de leite de soja em pó – misturar tudo. Tomar duas colheres de sopa em 1 copo de iogurte natural (com ameixas ou frutas) uma a duas vezes ao dia;
– Hortaliças e legumes como alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, chicória, abóbora, beterraba, mostarda, brócolis, pimentão, (de preferência cruas);
- Leguminosas frescas e secas (feijão, grão de bico, fava, lentilha)
– Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache);
- Frutas secas (uva passa, figo, ameixa, damasco);
- Trigo para salada;
- Pão integral, barra de cereal, bolacha com fibras;
- Arroz integral, macarrão integral.
- Aumentar a ingesta de Líquidos:
– Idealmente 2 a 3 litros ao dia – água, suco, chá (mate); café, água de côco, etc.
- Evitar: Massas; frituras, gorduras; excesso de carne vermelha; queijos.