As dores neuropáticas são uma complicação caracterizada por dor crônica, que afeta várias áreas do corpo. Elas podem ser resultado de doenças como diabetes, HIV, esclerose múltipla, doenças do sistema nervoso periférico e câncer.
Embora as causas das dores neuropáticas ainda não estejam totalmente esclarecidas, os cientistas acreditam que elas sejam o resultado de uma lesão ou de uma disfunção nos nervos, que são responsáveis por enviar mensagens de dor ao cérebro.
As dores neuropáticas podem ser muito dolorosas e afetar a qualidade de vida da pessoa. Algumas delas são:
- dor lombar,
- dor nas pernas,
- dor nas mãos,
- dor nos pés e
- dor de cabeça.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas afetam cerca de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dor, dormência, formigamento e sensação de queimação.
Embora não exista um tratamento que cure as dores neuropáticas, existem várias opções de tratamento que podem ajudar a aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Estes tratamentos incluem: medicamentos, fisioterapia, acupuntura e cirurgia.
Tratamento com Toxina Botulínica
A toxina botulínica é uma substância derivada de uma bactéria que inibe a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na transmissão de estímulos nervosos.
A toxina botulínica também é eficaz no tratamento de dores neuropáticas, pois reduz a sensibilidade à dor, alivia os espasmos musculares e melhora a qualidade de vida do paciente.
Se você está sofrendo com dores neuropáticas, agende uma consulta com um especialista. O tratamento com toxina botulínica pode ser a solução para você.