Para diagnosticar a síndrome de Tourette, o neurologista infantil ou de adultos) procura pelas seguintes características:
- Presença de tiques motores e vocais que ocorrem várias vezes ao dia, todos os dias ou intermitentemente por pelo menos 1 ano.
- Início dos tiques antes dos 18 anos.
- Os tiques não podem ser causados por medicamentos, outras substâncias ou condições médicas.
Como é feito o tratamento?
Como os sintomas de tique podem ser leves e não interferir no dia-a-dia, algumas pessoas com ST não precisam de tratamento com medicamentos. Existem medicamentos eficazes e outros tratamentos (psicoterapia comportamental) para pessoas cujos sintomas interfiram no funcionamento cotidiano.
- Medicamentos que bloqueiam a dopamina (medicamentos que podem ser usados para tratar distúrbios psicóticos e não-psicóticos) são os medicamentos mais consistentemente úteis para suprimir os tiques (por exemplo, haloperidol e pimozida). Esses medicamentos podem causar efeitos colaterais e devem ser cuidadosamente administrados por um médico ou profissional de saúde
- Agonistas alfa-adrenérgicos como clonidina. Esses medicamentos são usados principalmente para hipertensão (pressão alta), mas também são usados no tratamento de tiques. Esses medicamentos podem causar efeitos colaterais e devem ser cuidadosamente administrados por um médico ou profissional de saúde.
- Medicamentos estimulantes, como metilfenidato e dextroanfetamina, podem diminuir os sintomas de TDAH em pessoas com ST sem causar tiques mais graves.
- Antidepressivos, especificamente, inibidores da recaptação de serotonina (clomipramina, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina e sertralina) têm se mostrado eficazes em algumas pessoas para controlar os sintomas de depressão, TOC e ansiedade.
Outros tratamentos incluem:
Terapias comportamentais, como treinamento de conscientização e treinamento de resposta competitiva, podem ser usadas para reduzir os tiques. Uma terapia chamada Intervenção Comportamental Abrangente para Tiques também tem sido utilizada. Nessa terapias, uma das intervenções é um treinamento para se mover voluntariamente em resposta a um desejo premonitório. A psicoterapia, em geral, também pode ajudar uma pessoa com TS a lidar melhor com o transtorno e lidar com os problemas sociais e emocionais secundários que às vezes ocorrem.