O que é a distonia?
A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares excessivas e involuntárias. Essas contrações musculares resultam em movimentos musculares anormais e posturas corporais, dificultando o controle dos movimentos pelos indivíduos. Os movimentos e posturas podem ser dolorosos. Os movimentos distônicos são tipicamente padronizados (estereotipados) e repetitivos.
A distonia pode afetar qualquer região do corpo, incluindo pálpebras, rosto, mandíbula, pescoço, cordas vocais, tronco, membros, mãos e pés. Dependendo da região do corpo afetada, a distonia pode ser bem diferente de pessoa para pessoa.
São sinais comuns de distonia:
- Uma parte do corpo se fletir ou torcer, assumindo uma posição anormal.
- Movimentos corporais repetitivos e padronizados, que podem se assemelhar a tremores.
- Os sintomas distônicos podem piorar ou ocorrer apenas com tarefas específicas. Por exemplo, a distonia de mão pode estar presente apenas ao escrever ou tocar um instrumento musical.
- Tentar uma tarefa de movimento em um lado do corpo pode ativar sintomas de distonia no lado oposto (movimento em espelho)
- Movimentos e posturas distônicas podem ser temporariamente aliviados por um toque suave ou ação específica chamada de truque sensorial.
O diagnóstico é habitualmente feito com um neurologista especialista em transtornos do movimento, obtendo informações como histórico dos sintomas, antecedentes familiares, exame físico neurológico, eventuais exames laboratoriais e neurofisiológicos (como a eletroneuromiografia). Para alguns casos, pode ser solicitado teste genético.
Glossário de termos médicos que se usa no diagnóstico da distonia:
Focal: Distonia que afeta uma única parte do corpo, por exemplo, o pescoço.
Segmentar: Distonia que afeta duas ou mais partes do corpo conectadas, por exemplo, face, pescoço e braço.
Generalizada: Distonia que afeta o tronco e pelo menos duas outras áreas do corpo, frequentemente os membros.
Isolada ou Primária: A distonia é o único sintoma neurológico que uma pessoa parece ter.
Adquirida ou Secundária: Distonia que parece ter uma causa específica, como reação a drogas, lesão cerebral ou como sintoma de outro distúrbio neurológico ou metabólico.
Discinesias Paroxísticas: A distonia pode ocorrer em episódios, muitas vezes com sintomas de movimento adicionais.
Funcional: A distonia pode ocorrer como parte de um distúrbio neurológico funcional.