Blog

Blefaroespasmo essencial

O que é o blefaroespasmo essencial?

O blefaroespasmo essencial é um tipo de distonia focal comum em adultos. A sua manifestação mais característica é a ocorrência de contrações involuntárias dos músculos localizados ao redor dos olhos, levando a fechamento forçado dos olhos e impedindo sua abertura e fechamento normais.

Sua ocorrência predomina após a sexta década de vida e em mulheres. A gravidade é bem variável: podem ocorrer de pequenos desconfortos pelo piscamento excessivo a fechamento forçado persistente dos olhos.

Como é feito o tratamento?

O tratamento padrão para o blefaroespasmo é o uso de injeções de toxina botulínica tipo A, aprovada pelo FDA para este fim em 1989 e pelas autoridades sanitárias brasileiras em 1992. O objetivo deste tratamento é obter o bloqueio neuroquímico da transmissão neuromuscular nos músculos acometidos, diminuindo as contrações. O efeito tem seu pico ao redor de 2 semanas e dura cerca de 3 a 4 meses. Os músculos a serem aplicados são, geralmente, o m. orbicular dos olhos, o m. corrugador do supercílio, m. prócero e m. frontal.

É sugerido que o tratamento seja feito por neurologista com experiência em distúrbios do movimento, para melhores resultados.

Os efeitos colaterais são raros e leves, em mãos experientes, incluindo ptose, visão dupla e olho seco.